Startup Weekend: entenda como vai funcionar

13/04/2020

A Unijuí, em parceria com a Techstars, faz parte da organização da Global Startup Weekend que deve acontecer no Brasil no final do mês de abril. Serão 54 horas de troca de ideias em busca de soluções. Poderão participar desenvolvedores, designers, profissionais de marketing, enfermeiros, médicos, estudantes, cientistas, professores e qualquer pessoa com uma ideia para enfrentar os desafios criados pela pandemia da Covid-19. 

O evento online acontece nos dias 17, 18 e 19 de abril em todo o território brasileiro por meio da plataforma Techstars e, na região noroeste do Rio Grande do Sul, a Unijuí é a entidade parceira para a realização deste evento. 

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 17, por meio deste link. Entenda como a Startup Weekend vai funcionar: 

Haverá um foco em temas específicos para esta edição?
Sim! Os participantes serão incentivados a encontrar soluções para os problemas que afetam as comunidades em todo o mundo durante esta crise. Os temas que selecionados são:

  • Saúde: Abordar e dimensionar uma série de iniciativas de saúde, incluindo comportamentos preventivos / de higiene (especialmente para países e populações em risco), apoiando os profissionais de saúde da linha de frente, ampliando a telemedicina, estratégias de rastreamento / contenção, tratamento e desenvolvimento de diagnóstico.

  • Populações Vulneráveis: O conjunto de problemas que os idosos e os imunocomprometidos enfrentam, como acesso a refeições e mantimentos e apoio àqueles que estão perdendo emprego e renda.

  • Empresas: o conjunto de problemas que as empresas enfrentam para se manter, colaborar de forma eficaz e fazer partes de seus negócios on-line.

  • Comunidade: Promover a conexão com amigos, familiares e vizinhos para combater o isolamento social e a digitalização de serviços públicos para os governos locais.

  • Educação: ambientes e ferramentas alternativas de aprendizado para alunos, professores e sistemas escolares inteiros.

  • Entretenimento: alternativas às formas tradicionais de entretenimento que podem manter os artistas e o público seguros e saudáveis.

  • Outros: Os temas acima são apenas sugestões. Sinta-se livre para ser criativo!

 

Preciso pagar para participar do evento?
Não há taxas para o Techstars Global Startup Weekend COVID-19 | Edição Online. Existe uma opção para fazer uma doação. Todos os procedimentos das doações serão encaminhados à Organização Mundial da Saúde.

Preciso de uma equipe para participar?
Todos os participantes devem participar de uma equipe. Isso é importante não apenas para preservar a missão do Techstars Startup Weekend (trabalho em equipe!), mas também para minimizar distrações / interrupções para todas as equipes de trabalho. Você não precisa ir com uma equipe. Você poderá ingressar em uma equipe antes do início do evento.


O que eu preciso para o fim de semana?
Você precisará de uma conexão à Internet confiável e acesso a algumas ferramentas que serão usadas durante o fim de semana. Baixe o Discord e use o Google Hangouts ou o Zoom.
 

Como vou interagir com os outros participantes?
Estamos usando uma plataforma chamada Discord para este evento. Os organizadores convidam você para participar do Discord antes do início do evento.


Terei a chance de obter conselhos de mentores?
Sim! No sábado, você e sua equipe terão reuniões de mentores. A equipe organizadora o ajudará a agendar isso.
 

Existem prêmios para o fim de semana de inicialização on-line global da Techstars COVID-19?
Isso dependerá de cada equipe organizadora - verifique o site do evento e as páginas de mídia social do seu país para anúncios de prêmios.

O Brasil é um dos mais de 60 países ao redor do mundo que irá sediar este evento. As 20 melhores equipes de todo o mundo vão ter a oportunidade de participar do Techstars Innovation Bootcamp Experience.