Criatec tem projetos aprovados na primeira fase do Programa Centelha RS

15/08/2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou o resultado preliminar com as 200 ideias aprovadas, entre os 784 projetos inscritos, na primeira fase do Programa Centelha RS. Egressos e estudantes incubados na Criatec, oriundos dos Campi Ijuí e Santa Rosa, aprovaram diversos projetos. 

Agora o programa vai para a segunda fase, na qual os proponentes que tiverem ideias aprovadas devem elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo, com o objetivo de demonstrar as chances da ideia para gerar um bom negócio.

O Programa Centelha RS faz parte de uma iniciativa nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O objetivo é incentivar o empreendedorismo inovador, buscando transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores e empreendedores em negócios de base tecnológica. São oferecidos recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis, que somam R$ 1,84 milhão, os quais serão distribuídos para até 50 ideias inovadoras.

Segundo Maria Odete Palharini, responsável pela Criatec, a Incubadora vem desenvolvendo diversas ações em parceria com cursos de Graduação, entre eles o de Ciência da Computação, possibilitando a interação dos estudantes com o ambiente empreendedor da Universidades. “A ideia é motivar os estudantes a empreender, o que fez com que um bom número de projetos fosse enviado ao Programa Centelha, uma combinação de conhecimento com  experiência em elaboração, desenvolvimento de projetos com foco em inovação, somada a parceria com o SEBRAE, por meio da diretoria de Inovação”, observa.

Confira todos os Projetos aprovados:

- IA+Chatbot: Ampliando Negócios de Deliveries Food em Redes Sociais proponente Thales André Jappe , temática Inteligência Artificial e Machine Learning;

- Medidor de Umidade de Grãos Automático, proponente Rodrigo Weiler Feigel, temática Eletroeletrônica;

- Sacada 3D – Archviz , proponente  Alberto Martins Durão, temática Realidade Virtual;

- Tecnologia para a Redução da Inadimplência no Varejo, proponente Cláudio Rodrigo;

- Machado Fraga, temática TI e Telecom, e-Rural: Plataforma Digital que Facilita a Geração de Nota Eletrônica, proponente Willian Patsche Machry , temática TI e Telecom;

- SOLTI Gen 100 proponente  Leonardo Dalla Porta temática Automação