Programa Centelha: tire a sua ideia inovadora do papel

01/07/2019

Para criar um novo empreendimento, ou mesmo um produto, não basta ter apenas uma boa ideia. Para tirar do papel um projeto deste porte é necessário muito trabalho. Com o objetivo de oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso, conheça o Programa Centelha. O Programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI. E a Unijuí, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, ligada a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, participa deste Programa.

Na noite desta segunda-feira, dia 1º, um primeiro impulso para quem deseja empreender foi realizado: futuros empreendedores participaram de uma capacitação do Programa, realizada na Criatec. Na oportunidade, Gustavo Moreira, da Diretoria de Inovação do Sebrae/RS esteve capacitando empreendedores que desejam iniciar projetos de inovação aqui na região.

Além disto, a Incubadora da Unijuí possui profissionais capacitados para o atendimento e capacitações de empreendedores. “Estamos auxiliando os empreendedores da pré-incubação e participantes dos Hackathons na elaboração dos projetos, os atendimentos acontecem nas quartas-feiras o dia todo”, explica Maria Odete Palharini, coordenadora da Criatec.