Criatec recebe estudantes para visita técnica

24/10/2018

Com intuito de entender o funcionamento de uma startup e conhecer os espaços que a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) oferece aos empreendedores dispostos a investir em uma ideia inovadora, mais de 160 estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior realizaram, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma série de visitas técnicas. O objetivo, além de conhecer a infraestrutura da incubadora, era o compartilhamento com os empreendedores alocados à Criatec.

Em setembro, alunos do Ensino Fundamental de Pejuçara, tiveram como guia o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Luis Juliani, que, em parceria com as empresas Bio 3D e Doled, falaram sobre as novas possibilidades na área da inovação. No dia 24 do mesmo mês, acadêmicos dos cursos de Educação Física e das Engenharias da Unijuí, tiveram a oportunidade, através da apresentação da professora de Administração Sandra Albarello em parceria com as empresas Lavoro Design e Humanizar, de compreender mais sobre o sistema de incubação e seus benefícios. Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, juntamente com a professora Márcia Almeida, desenvolveram, no dia 29, uma atividade prática de criação em parceria com as empresas Planejar, Optmize e Infinitum.

Já em outubro, a Criatec recepcionou, no dia 4, alunos vindos da Argentina. O responsável pela recepção do grupo foi o Vice-Reitor de Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime Gonzalez, que mostrou a infraestrutura da incubadora aos visitantes e apresentou os projetos vinculados à Criatec. Por fim, no dia 8 de outubro, alunos da graduação puderam conhecer a estrutura e participar da atividade prática ministrada pela consultora Leonice Parnoff. Além disso, a empresa Innoformula esteve presente na conversa, comentando sobre o início de sua trajetória, expectativas e experiências enquanto empresa incubada.

A visita técnica é uma forma de se informar e aprender através dos projetos já existentes, apresentando o que o mercado de trabalho procura nos profissionais. Conhecer as empresas que passaram por todo processo de criação e implementação da ideia original de negócio, traz a realidade para quem está pensando em empreender, pois promove a oportunidade de aprofundar os conhecimentos da ciência e relacionar com aplicações tecnológicas. Motivar os alunos e professores no processo de ensino-aprendizado colabora com o futuro de novas ideias. Esse é o objetivo da Criatec ao proporcionar estes momentos de interação.

Por Daniella Koslowski, acadêmica de Jornalismo.