Hackathon Opentech 2018 tem início na Unijuí

09/10/2018

A maratona de programação aconteceu na última semana, na sede da Criatec. A final acontece no dia 20 de outubro, na Casa Unijuí, durante a ExpoIjuí/Fenadi

 

            A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), vinculada à Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), realizou, nos dias 5 e 6 de outubro, nas dependências de seu espaço coworking, a primeira fase da maratona de programação Hackathon Opentech 2018. Para o desafio deste ano, o objetivo é o desenvolvimento de protótipos e sistemas para melhorar o relacionamento entre os associados da Associação Comercial de Ijuí (ACI).

              Na noite de abertura, na sexta, os inscritos participaram de uma conversa com o secretário executivo da ACI, Ricardo Santiago, para entender quais são as expectativas da entidade com relação ao desenvolvimento dos protótipos. Após, os participantes constituíram as equipes que, no sábado, 6 de outubro, seguiram para as oficinas de Proposta de Valor, Pitch e Minimum Viable Product (MVP), técnica para expressar uma ou mais ideias aos clientes sobre um produto, gastando o mínimo de esforço possível.

As equipes terão até o dia 19 de outubro para desenvolver e testar o MVP que será apresentado na final do Hackathon Opentech 2018, no dia 20 de outubro, às 9h, na Casa Unijuí, durante a ExpoIjuí/Fenadi. A equipe vencedora ganhará R$ 3 mil, uma vaga de pré-incubação na Criatec e a possibilidade de um contrato para implementação da solução apresentada junto à ACI. O segundo lugar também garante uma vaga de pré-incubação na Criatec. O evento é uma realização da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), Criatec, Opentech e Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DeceEng). Conta ainda com o apoio das empresas Kaminhos, Dialeticom e L&V Consultoria, e tem o patrocínio da ACI e Unijuí.