Visita virtual apresentou os ambientes de inovação da Região Noroeste e Missões

19/06/2020

Em tempos de pandemia, o meio eletrônico é uma ferramenta para divulgação das ações  realizadas nas incubadoras e parques tecnológicos da região Noroeste e Missões.

Um novo modelo de visita virtual aos ambientes de inovação do Estado foi apresentado por meio de videoconferência, na sexta-feira 19, iniciado pelo noroeste gaúcho. 

O encontro virtual que reuniu todas as oito regionais do Inova RS, foi conduzido pelo diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SICT) Márcio Pires, com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Lamb, e teve a articulação de Helenice Reis, coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo e Inova RS para a Região Noroeste e Missões.

O projeto Startup Lab tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul e traz como vertentes o fomento e apoio, a articulação, as capacitações e a divulgação desta integração tecnológica. A visita virtual promoveu a divulgação do que está sendo feito em âmbito estadual apresentando as incubadoras e parques tecnológicos para o desenvolvimento de startups.

A sugestão para a visitação virtual foi apresentada pela coordenadora do Inova Santo Ângelo, a partir de experiências realizadas em visitas técnicas aos ambientes de inovação de Santo Ângelo, em 2018, e transmitida ao vivo pelas redes sociais. A proposta foi aprovada pelo colegiado que representa os oito comitês do Rio Grande do Sul.

Nesta primeira visita virtual, as demais regiões gaúchas puderam conhecer e acompanhar o que está sendo feito na área da tecnologia nos municípios de Santo Ângelo: Mind7 Coworking, TecnoUri Missões e URInova, em Ijuí com a incubadora Criatec, em Santa Rosa com os ambientes da Criatec, Incubadora do Iffar e Incubadora Iati da Fema, em Três de Maio com a Incubadora da Setrem e Horizontina com a Incubadora HAE (Fahor).

Conforme Helenice, “É muito importante que todas as regiões do estado conheçam os nossos ambientes de inovação. Precisamos descentralizar a inovação para o interior do estado, precisamos ser conhecidos e reconhecidos, precisamos fazer parte dos grupos importantes de inovação. Por isso, foi muito importante essa visita e a colaboração para a construção desse modelo”.

As visitas virtuais foram apresentadas as equipes que integram os ambientes de inovação mostrando, a área de atuação, o local e a infraestrutura, o pacote de serviços, as startups nos portfólios e os casos de sucesso e os promissores.

“Foi uma experiência muito interessante, poder conhecer vários ambientes e iniciativas na região Noroeste e Missões, isso reforça ainda mais o potencial do interior do RS em criar ecossistemas de inovações capazes de gerar novas tecnologias e resultados expressivos na economia do estado”, avaliou Artur Roberto Oliveira Gibbon , Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação - REGINP.

A próxima visita virtual com os ambientes de inovação está sendo programada para acontecer na região sul do estado.