Criatec oferece espaço coworking para incubadas

18/07/2018

Em um mundo globalizado onde tudo vem mudando, a forma de trabalhar também ganha novas possibilidades. O termo coworking, que nada mais é do que a união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de ideias e experiências. O modelo de trabalho tem agradado cada vez mais os empreendedores brasileiros que buscam aprender com profissionais de áreas diferentes em um mesmo ambiente.

A história do coworking começou em 2005, em São Francisco, através de Bred Neuberg. Porém, o termo já existia em 1999, quando o designer de games, Bernie, criou a expressão que significava “extensão do trabalho no ambiente online”. Para dar um melhor significado, Neuberg adaptou para espaço físico colaborativo, onde a ideia era abrir espaço para pessoas que precisavam de um lugar para trabalhar e compartilhar experiências. Atualmente, nota-se que o conceito cresce sucessivamente no Brasil e no mundo.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – CRIATEC, recentemente aderiu a essa ideia e proporciona a suas incubadas e comunidade acadêmica a utilização do espaço coworking. Com uma visão inovadora, oferece o espaço de trabalho como uma forma de aproximar empreendedores de diversas áreas, com o intuito de inspirar novas e conceituadas ideias para além do papel.

Para a sócia proprietária da empresa Infinitum TI, Ana Carolina Prante, o espaço coworking que a Criatec oferece apresenta vantagens para o empreendedor. “No espaço de coworking utilizamos os computadores que tem uma capacidade muito boa, principalmente para o desenvolvimento de sistemas, como é o nosso caso. A troca de experiências com outras empresas também é muito boa, pois podemos compartilhar conhecimentos e experiências (boas e ruins) que contribuam para os nossos negócios. Os custos que temos comparado ao aluguel de uma sala comercial e compra de equipamentos também auxilia muito no desenvolvimento de projetos. A troca de experiência também ajuda até com indicações de outras empresas para novos clientes”, explica Prante.

            Neste novo espaço da Incubadora encontra-se uma estrutura bem planejada e pensada para quem deseja trabalhar como autônomo ou com um grupo de empreendedores. Além de consultorias, a incubadora dispõe de equipamentos inovadores como impressora 3D, computadores de alta resolução, softwares utilizados para a criação, máquina de corte a lazer, policorte, lixadeira, produção de protótipos e sala de reunião e treinamento. O ambiente possibilita aumentar o networking, uma vez que recebe pessoas de diferentes níveis e ramos, elevando a produtividade e criando de uma maneira econômica um espaço de conhecimento.    

Por Daniella Koslowski, acadêmica de Jornalismo.